CINE BECO



O Cine Beco, projeto de audiovisual do Ponto de Cultura Casa do Beco, tem como proposta oferecer aos moradores do Aglomerado Santa Lúcia e dos demais bairros vizinhos filmes com o critério de utilizar conteúdos e linguagens alternativos à programação convencional da TV e do cinema comercial, seguidos, de bate-papo sobre o conteúdo de cada sessão.


Com o intuito de valorizar as produções audiovisuais brasileiras o Cine Beco exibirá curtas e longas-metragens nacionais, que possuam temáticas sociais e/ou culturais.


Histórico

As experiências com audiovisual no Aglomerado Santa Lúcia / Morro do Papagaio, começaram em 2005, por meio do projeto Conexões dos Saberes (MEC/ UFMG / Observatório de Favelas - RJ) que realizou nesta comunidade o evento "Cortejo da Memória", caminhada pelas principais ruas da comunidade que contou com a intervenção teatral do Grupo do Beco, entrevistando os moradores mais antigos numa provocação à memória coletiva local.

Esse cortejo culminou com a projeção de vídeos nas ruas da comunidade que tinham como pano de fundo o Aglomerado Santa Lúcia.

No ano seguinte, 2006, a ONG Oficina de Imagens realizou nos aglomerados Santa Lúcia e Serra o projeto Ocupar Espaços, que tinha o intuito de fomentar o debate em torno do “direito á expressão e opinião”, bem como promover intervenções que chamassem atenção para o excesso de informações que são recebidas e assimiladas diariamente.

Este projeto promoveu laboratórios de criação coletiva no qual os moradores destas duas comunidades produziram vídeos, sonemas (pequenas trilhas editadas a partir de histórias contadas por moradores das duas comunidades) e construíram as estruturas que seriam utilizadas para as projeções de imagens do Circuito Audiovisual Interativo, evento que interligou as duas comunidades. O evento contou com oito projeções de imagens divididas entre as comunidades, duas cabines de áudio nas quais era possível escutar os sonemas e a projeção de vídeos produzidos pelo grupo de criação do projeto junto aos moradores das comunidades.

Neste mesmo ano, o Grupo do Beco realizou uma pesquisa na comunidade que tinha como intuito escolher a cor da Casa do Beco. Assim, por um período de dois meses, foram colocadas três urnas em lugares movimentados do Aglomerado Santa Lúcia.Na cédula de votação as pessoas escolhiam entre as cores propostas para a pintura da Casa do Beco e também escreviam quais as atividades culturais gostariam que acontecesse no Aglomerado Santa Lúcia. O resultado dessa última votação corroborou no resultado de 25% para a projeção de audiovisual na rua. Vale ressaltar que o período anterior de produção e projeção de filmes contou pontos para esse resultado, pois nas cédulas, além das atividades escolhidas, muitas pessoas questionavam o por quê das projeções de audiovisual contemplarem somente as extremidades do aglomerado.

Após quase dois anos sem intervenções de audiovisual, o projeto Circuito TV de Rua, realizado pela ONG Oficina de Imagens, aconteceu em quatro comunidades de Belo Horizonte, dentre elas o Aglomerado Santa Lúcia, contando com a parceria do Grupo do Beco. Esse projeto tinha o objetivo de realizar o levantamento dos vídeos produzidos nestes aglomerados e exibi-los em quatro projeções pelas ruas da cada uma das comunidades.


No Aglomerado Santa Lúcia, tal projeto contou com a participação de moradores e não moradores da comunidade formando um Conselho Audiovisual, que visava pesquisar e selecionar os vídeos que seriam projetados no aglomerado, como também definir os espaços da exibição, articular parceiros e programar todo evento.Com o intuito de responder aos questionamentos apresentados na pesquisa realizada pelo Grupo do Beco, no ano de 2006, as projeções do Circuito TV de Rua aconteceram em quatro pontos do aglomerado nos quais não havia intervenções culturais.


Na seqüência ocorreram novas experiências de exibições com parceiros externos, como as mostras de extensão do Verão Arte Contemporânea 2009 – Mostra Cinema Cidades e Afetos e do ForumDOC. 2009 – Festival do Filme Documentário e Etnográfico.




Em 2010, o Cine Beco surge como maneira de viabilizar a consolidação da atividade audiovisual no atual Ponto de Cultura  Casa do Beco, com curadoria e exibições próprias. Na medida em que não existem salas de cinema de custo acessível na região, nem espaços ou ações alternativas permanentes de exibição no Aglomerado Santa Lúcia, a criação deste cineclube deseja suprir a demanda de projeções audiovisuais na comunidade e promover a formação do público local interessado e conhecedor da diversidade de produções audiovisuais, sobretudo as produções nacionais.


O Cine Beco atende um público diversificado com programação para jovens e adultos moradores da comunidade e dos outros bairros da cidade, além de crianças e idosos com programações especificas. Nosso intuito é criar uma programação diversificada para um publico diversificado.


Exibição do curta-metragem Casa de Cachorro (2001) na extensão do ForumDoc. 2010

A partir de 2011, o Cine Beco iniciou um novo momento em suas atividades, com o financiamento do Fundo Municipal de Cultura de BH / Prefeitura de Belo Horizonte, parceria com prossegue em 2012. As sessões são realizadas no segundo andar da Casa do Beco e em equipamentos públicos da comunidade local (BH Cidadania, Escolas e praças), três vezes por mês, por meio da exibição de filmes nacionais, de curta e longa-metragem, com temáticas sociais e culturais. Pretende-se com esta iniciativa propiciar o desenvolvimento de uma cultura de espectadores cinematográficos, fomentando além de mais uma alternativa de atividade comunitária, um canal de percepção audiovisual que possibilite um olhar diferenciado daquele que a TV e o cinema comercial oferecem.


Parceiros de exibição do CINE BECO

Filmes de Quintal
Oficina de Imagens
Favela é isso aí
Fundação Municipal de Cultura de BH / PBH
BH Cidadania Aglomerado Sta. Lúcia / PBH
Programadora Brasil