quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Fotos da última exibiçao de 2010: Documentário Casa de Cachorro na Rua Tarde Azul


A última exibição do ano de 2010 no Cineclube CINE BECO foi um sucesso. Aconteceu no dia 04 de Dezembro de 2010 na rua, com tela e espaços improvisados, com mais um filme da extensão do FORUMDOC. BH.2010 - 14º Festival do Filme Documentário e Etnográfico, e foi capaz de despertar a atenção e o interesse dos moradores da Rua Tarde Azul que saíram de suas casas para assistir de pé, assentadas na rua ou em cadeiras trazidas de casa. 


 
O filme exibido foi o documentário Casa de Cachorro (2001) de Thiago Villas Boas. "O filme Casa de cachorro mostra pessoas que vieram à cidade grande em busca de solução para sua miséria, em busca de água (o filme mostra, sem ser óbvio ou ostensivo, o prazer que elas sentem com a possibilidade de utilizar água sem escassez e que encontraram nas grandes avenidas marginais (de São Paulo), sob viadutos, seus novos lares e fonte de sobrevivência." - Comentários do Crítico de Cinema Cid Nader. Uma situaçao que remonta ao histórico de formação da comunidade do Aglomerado Sta. Lúcia / Morro do Papagaio e de qualquer favela do Brasil: busca por uma vida melhor.


O evento novamente foi um resultado da parceria do Cineclube CINE BECO e Filmes de Quintal em trabalho conjunto de curadoria e produção, além do apoio da Oficina de Imagens. 

O cineclube CINE BECO deseja a todos seus espectadores e parceiros Boas Festas e um 2011 recheado de realizações e sucessos!

Equipe cineclube Cine Beco 
Ponto de Cultura Casa do Beco


  

Fotos: Rita de Cássia e Rodolfo Fonseca (equipe CINE BECO)

domingo, 5 de dezembro de 2010

Errata sobre exibição do documentário BH Soul no CINEBECO

Informamos que ao contrário do que foi publicado na reportagem do Estado de Minas de 24 de Novembro de 2010: "Documentário conta a história do Soul em BH" , o documentário BH soul de Thomás Amaral será exibido no CINE BECO no primeiro semestre de 2011 em data a ser divulgada.


Abaixo reportagem do Estado de Minas:
http://www.divirta-se.uai.com.br/html/sessao_8/2010/11/24/ficha_cinema/id_sessao=8&id_noticia=31447/ficha_cinema.shtml

terça-feira, 30 de novembro de 2010

CASA DE CACHORRO NA RUA TARDE AZUL


No 04 de Dezembro de 2010, o CINE BECO exibe  mais um filme da extensão do FORUMDOC. BH.2010 - 14º Festival do Filme Documentário e Etnográfico, que se encerrou no último domingo, dia 28 de Novembro. Desta vez, a exibição acontecerá na rua, com tela e espaços improvisados, numa tentativa despertar a atenção e o interesse das pessoas. O evento novamente é um resultado da parceria do CINE BECO e Filmes de Quintal em trabalho conjunto de curadoria e produção, além do apoio da Oficina de Imagens.


04/12 - 19hs - Casa de Cachorro (2001) 
26 min. - Direção: Thiago Villas Boas - São Paulo-SP (Brasil)
 
Rua Tarde Azul - Vila Esperança (próximo ao Bar do Guido)

Era uma vez o melhor lugar do mundo para se morar... Sob o viaduto ao lado do Ceagesp, em São Paulo, algumas famílias encontraram uma forma digna de sobreviver construindo casas de cachorro com a madeira dos caixotes abandonada pelos comerciantes do entreposto. Habituados ao local – poluído, cheio de trânsito e perigoso – os moradores vão ter de enfrentar a Prefeitura de São Paulo, que quer desalojá-los. 

Comentários sobre o filme pelo jornalista e crítico de cinema Cid Nader

Casa de cachorro mostra pessoas que vieram à cidade grande em busca de solução para sua miséria, em busca de água (o filme mostra, sem ser óbvio ou ostensivo, o prazer que elas sentem com a possibilidade de utilizar água sem escassez — boa parte da primeira metade do curta tem como cenário torneiras e tanques com água farta), e que encontraram nas grandes avenidas marginais, sob viadutos, seus novos lares e fonte de sobrevivência. O filme é recheado de depoimentos esperançosos, já que essas pessoas conseguem retirar seu sustento do trabalho artesanal, o que afasta a possibilidade de mendicância ou marginalidade.

*Cid Nader é jornalista e crítico de cinema. Editor e um dos idealizadores do site de cinema Cinequanon www.cinequanon.art.br. Colaborador da revista Paisá e do site Omelete. Edita também o Cidblog www.cinequanon.art.br/cidblog.

O FORUMDOC.BH.2010 ocorreu no Cine Humberto Mauro - Palácio das Artes de 11 a 28 de Novembro. No site é possível encontrar gravações de debates e fazer o download do catálogo (recheado de entrevistas e artigos).

Mais informações: www.forumdoc.org.br/


terça-feira, 23 de novembro de 2010

DIA DE FESTA NO MORRO


No dia 27 de Novembro de 2010, o CINE BECO exibe  novamente o filme Dia de Festa (2009) durante o Quilombo do Papagaio - Três Semanas de Paz e Cidadania no Aglomerado Sta. Lúcia.


27/11 - 18:30hs - Dia de Festa (2006) 
77 min. (Bélgica / França)
Direção: Toni Venturi / Pablo Georgieff

Espaço BH Cidadania - Rua Santo Tomás de Aquino 640
Vila Santa Rita de Cássia - Morro do Papagaio

O documentário revela a vida de quatro mulheres líderes do movimento MSTC (Frente de Luta por Moradia) – Neti, Silmara, Janaína e Ednalva – que, à frente de centenas de famílias na luta por um teto, mostram que encontraram, no movimento, uma forma de manter a sensibilidade, a vaidade e, principalmente, a dignidade.
 

Mais informações em: www.quilombodepaz.com.br

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

CINE BECO exibe dia 06 de Nov. e 04 de Dez. - Extensão do ForumDOC.BH 2010


Nos dias 06 de Novembro e 04 de Dezembro de 2010, o CINE BECO exibe  filmes da extensão do FORUMDOC. BH.2010. Promovendo um dos principais festivais de filme-documentário do Brasil o CINE BECO repete a parceria ocorrida em 2009 com a Filmes de Quintal, e produz em trabalho conjunto de curadoria e produção duas exibições. 

06/11 - 19hs - Dia de Festa (2006) 
77 min. (Bélgica / França)

Av. Arthur Bernardes  - Barragem Santa Lúcia (em frente a Casa do Beco).

O documentário revela a vida de quatro mulheres líderes do movimento MSTC (Frente de Luta por Moradia) – Neti, Silmara, Janaína e Ednalva – que, à frente de centenas de famílias na luta por um teto, mostram que encontraram, no movimento, uma forma de manter a sensibilidade, a vaidade e, principalmente, a dignidade.

04/12 - 19hs - Casa de Cachorro (2001) 
26 min. São Paulo-SP (Brasil)
 
Rua Tarde Azul - Vila Esperança (próximo ao Bar do Guido)

Era uma vez o melhor lugar do mundo para se morar... Sob o viaduto ao lado do Ceagesp, em São Paulo, algumas famílias encontraram uma forma digna de sobreviver construindo casas de cachorro com a madeira dos caixotes abandonada pelos comerciantes do entreposto. Habituados ao local – poluído, cheio de trânsito e perigoso – os moradores vão ter de enfrentar a Prefeitura de São Paulo, que quer desalojá-los.

O FORUMDOC.BH.2010 acontece no Cine Humberto Mauro - Palácio das Artes de 11 a 28 de Novembro e promove extensões da Mostra em outras comunidades de favela como Taquaril e Aglomerado da Serra.

Mais informações: www.forumdoc.org.br/


quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Bate-papo instigante nas Exibições do CINE BECO


Merece destaque a exibição do CINE BECO de agosto comentada pelo historiador e ex-presidente da Associação de Universitários do Morro - AUM, Juvenal Lima, morador nascido e criado no Aglomerado Sta. Lúcia e atualmente bolsista da Fundação FORD que realiza mestrado na Universidade de Coimbra  em Portugal.


Juvenal Lima promoveu um bate-papo em torno do filme Domésticas (2001) de Fernando Meireles, a partir de uma única termo-chave: Ambição de vida. O que desejamos e buscamos como desejo de futuro em nossas vidas diante das limitações que a vida nos impõe. O próprio Juvenal Lima, nascido e criado no Aglomerado Sta. Lúcia, expôs: "Eu mesmo já fui empregado Doméstico"


Mais debates e bate-papos ocorrerão em novas sessões do CINE BECO, atividade cultural em que pensar e repensar a cultura, o cinema e arte em seu papel social e capacidade de transformação da vida em comunidade são características esseciais.

Mais informações sobre o filme Domésticas (2001) de Fernando Meireles no link:
  

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Filme de Setembro do CINE BECO


Aproveitando o clima de eleições o CINE BECO traz ao público do Aglomerado Santa Lúcia mais um filme nacional pra divertir, pensar e discutir...


Saneamento Básico, o Filme (2007)  
Direção: Jorge Furtado

Sinopse: Mobilização de uma comunidade por obras de saneamento básico se transforma na realização de um vídeo de ficção científica.

Elenco

Fernanda Torres
Wagner Moura
Camila Pitanga
Bruno Garcia
Lázaro Ramos
Tonico Pereira
Paulo José

Sessão 1 - sábado 11 de Setembro, 18:30hs

Local: Casa do Beco - Av. Artur Bernardes, 3876
Barragem Santa Lúcia / Aglomerado Sta. Lúcia (próximo ao Sacolão ABC

Entrada Gratuita


Sessão 2 - sábado 25 de Setembro, às 18:30hs

Local: Espaço BH Cidadania - Rua São Tómas de Aquino, 640
Vila Santa Rita de Cássia - Morro do Papagaio / Aglomerado Sta. Lúci


Entrada Gratuita


Parcerias: Oficina de Imagens  /  BH Cidadania


Veja o Trailer do filme 
www.saneamentobasicoofilme.com.br/trailer.html

 Imagens do filme



Mais informações sobre o filme:
www.saneamentobasicoofilme.com.br

domingo, 29 de agosto de 2010

Portal VIVA FAVELA (RJ) entrevista CINE BECO



Em 23 de Agosto, Cristiano Rato, correspondente local do portal carioca Viva Favela esteve na Casa do Beco entrevistando os integrantes do CINE BECO em reportagem sobre cineclubismo em Belo Horizonte. Ao longo de uma extenso bate-papo os integrantes do CINE BECO falaram de suas experiências pessoais, dos caminhos e desafios na produção do cineclube no Aglomerado Sta. Lúcia, bem como as espectativas futuras e a percepção do público local. 





Em breve a reportagem estará postada no portal: www.vivafavela.com.br

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Filme de Agosto do CINE BECO


Você já viu uma comédia do mesmo diretor 
de Cidade de Deus??? 

O CINE BECO traz ao público do Aglomerado Santa Lúcia mais um filme nacional pouco visto e jamais exibido na comunidade.



DOMÉSTICAS, o Filme ( 2001)
Direção: Fernando Meireles e Nando Olival

Sinopse: O Filme se passa na capital de São Paulo, mostrando o cotidiano,os anseios e as expectativas com muito humor, tragédia e poesiade cinco empregadas domésticas: Cida, Roxane, Quitéria, Raimunda e Créo. Uma quer se casar, a outra é casada mas sonha com um marido melhor. Uma sonha em ser artista de novela  e outra acredita que tem por missão na Terra servir a Deus e à sua patroa. Todas têm sonhos distintos mas vivem a mesma realidade: trabalhar com empregada doméstica.Uma Comédia do mesmo diretor do filme Cidade de Deus.

Sessão 1 - sábado 14 de Agosto, 18:30hs

Local: Casa do Beco - Av. Artur Bernardes, 3876
Barragem Santa Lúcia / Aglomerado Sta. Lúcia (próximo ao Sacolão ABC

Entrada Gratuita


Sessão 2 - sábado 28 de Agosto às 18:30hs

Local: Espaço BH Cidadania - Rua São Tómas de Aquino, 640
Vila Santa Rita de Cássia - Morro do Papagaio / Aglomerado Sta. Lúci


Entrada Gratuita


Parcerias: Oficina de Imagens  /  BH Cidadania



Veja o Trailer do filme em:


Imagens do Filme
 

domingo, 11 de julho de 2010

Filme de JULHO do CINE BECO


Aproveitando o clima de Copa do Mundo as sessões de Julho do CINE BECO exibem o filme:






















BOLEIROS: ERA UMA VEZ O FUTEBOL
1998 – 93 min.
Direção: Ugo Giorgetti

Sinopse: Num típico bar paulistano, com fotos de jogadores espalhadas pelas paredes, um grupo de homens tem algo em comum: todos são boleiros, profissionais e ex-profissionais do futebol. Eles costumam se reunir ali para falar sobre jogos, atletas, times e juízes. Dessas conversas surgem lembranças de fatos e personagens insólitos do futebol, num clima de nostalgia debochada. Os episódios são tão familiares e, relatados com tanta habilidade, que acabamos nos convencendo de que todas as pessoas realmente têm uma história que vale a pena conhecer, só precisam aprender a contá-la.

Sessão 1

Dia e Horário:
sábado 10 de Julho às 18hs


Local: Casa do Beco - Av. Artur Bernardes, 3876
Barragem Santa Lúcia / Aglomerado Sta. Lúcia (próximo ao Sacolão ABC)


Sessão 2

Dia e Horário:
sábado 24 de Julho às 18hs


Local: Espaço BH Cidadania - Rua São Tómas de Aquino, 640
Vila Santa Rita de Cássia - Morro do Papagaio / Aglomerado Sta. Lúcia


BH Cidadania - Aglomerado Sta. Lúcia

Veja o Trailer do filme em:


domingo, 20 de junho de 2010

Segunda sessão de estréia da programação própria do CINE BECO

A segunda sessão de estreía da programação própria do CINE BECO, reexibiu o sucesso do filme da estréia, agora no Espaço BH Cidadania, onde exibirá filmes 1 vez por mês

Sábado dia 26 de Junho - 18hs
Espaço BH Cidadania - Rua São Tómas de Aquino, 640, Vila Santa Rita de Cássia - Morro do Papagaio / Aglomerado Sta. Lúcia

Tapete Vermelho (2007) – 100min
Direção: Luiz Alberto Pereira


Elenco: Matheus Nachtergaele, Vinícius Miranda, Gorete Milagres, Rosi Campos, Aílton Graça, Jackson Antunes, Paulo Betti, Débora Duboc, Paulo Goulart, Cássia Kiss, Cacá Rosset.


SINOPSE

De uma roça do interior de São Paulo parte Quinzinho (Matheus Nachtergaele) cumprindo uma promessa: levar seu filho, Neco à cidade para assistir a um filme do Mazzaropi. Acompanhado de sua esposa Zulmira (Gorete Milagres) e o burro Policarpo, eles encontram pelo caminho...

Parcerias: Oficina de Imagens BH Cidadania Aglomerado Sta. Lúcia Imagens da Exibição:
Imagens da primeira exibição com programação própria do CINE BECO no Espaço BH Cidadania - Aglomerado Sta. Lúcia, com público de 15 pessoas. A seguir, imagens do bate-papo promovido após a exibição do filme com os presentes.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Imagens da Estréia da programação própria do CINE BECO - Dia 05 de Junho 2010 - Casa do Beco


O CINE BECO estreou no dia 05 de Junho, sábado com programação, produção e curadoria próprias no segundo andar da Casa do Beco, atraindo um público de 32 pessoas. Foi um sucesso a exibição do filme Tapete Vermelho (2007), de Luiz Alberto Pereira, onde não poderia faltar a pipoca.


O público presente após a exibição ainda teve a oportunidade de bater um papo com o Nil César, Ator, diretor teatral e coordenador da Casa do Beco sobre o filme, abordando questões como cultura rural, costumes interioranos versus grande cidade e a extinção de cinemas.


segunda-feira, 31 de maio de 2010

Estréia de Programação própria do CINE BECO - 05 de Junho - 18hs - Casa do Beco























Estréia nesta sábado o CINE BECO com programação, produçao e curadoria próprias:


Tapete Vermelho (2007) – 100min
Direção: Luiz Alberto Pereira


Elenco: Matheus Nachtergaele, Vinícius Miranda, Gorete Milagres, Rosi Campos, Aílton Graça, Jackson Antunes, Paulo Betti, Débora Duboc, Paulo Goulart, Cássia Kiss, Cacá Rosset.

SINOPSE

De uma roça do interior de São Paulo parte Quinzinho (Matheus Nachtergaele) cumprindo uma promessa: levar seu filho, Neco à cidade para assistir a um filme do Mazzaropi. Acompanhado de sua esposa Zulmira (Gorete Milagres) e o burro Policarpo, eles encontram pelo caminho...

Horário: sábado 05 de Junho às 18hs

Local: Casa do Beco - Av. Artur Bernardes, 3876
Barragem Santa Lúcia, próximo ao Sacolão ABC.

Parceria: Oficina de Imagens

Veja o Trailer do filme em:

http://www.youtube.com/watch?v=ihrheFAaoUw







terça-feira, 25 de maio de 2010

Conheça o Cine Beco

O Cine Beco, projeto de audiovisual do Ponto de Cultura Casa do Beco, tem como proposta oferecer aos moradores do Aglomerado Santa Lúcia e dos demais bairros vizinhos a exibição de filmes com o critério de utilizar conteúdos e linguagens alternativos à programação convencional da TV e do cinema comercial, seguidos, de bate-papo sobre o conteúdo de cada sessão.



Com o intuito de valorizar as produções audiovisuais brasileiras o Cine Beco exibirá curtas e longas-metragens nacionais, que possuam temáticas sociais e/ou culturais.



Promovendo exibições comunitárias em parceria com ONG`s e extensão de Mostras de Cinema da cidade desde 2005, em 2010, o Cine Beco surge como maneira de viabilizar a consolidação da atividade audiovisual na Casa do Beco, com curadoria e exibições próprias. Na medida em que não existem salas de cinema de custo acessível na região, nem espaços ou ações alternativas permanentes de exibição no Aglomerado Santa Lúcia, a criação deste cineclube deseja suprir a demanda de projeções audiovisuais nesta comunidade e promover a formação do público local interessado e conhecedor da diversidade de produções audiovisuais, sobretudo, as produções nacionais.



As sessões serão realizadas no segundo andar da Casa do Beco e em outro espaço comunitário do Aglomerado Sta. Lúcia, acontecendo quinzenalmente, por meio da exibição de filmes nacionais, de curta e longa-metragem. Pretende-se com esta iniciativa propiciar o desenvolvimento de uma cultura de espectadores cinematográficos, fomentando além de mais uma alternativa de atividade comunitária, um canal de percepção audiovisual que possibilite um olhar diferenciado daquele que a TV e o cinema comercial oferece.

PARTICIPE!!!







Parcerias:


Oficina de Imagens
BH Cidadania - Aglomerado Sta. Lúcia